terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A SAGA DO CINTO DE HIDRATAÇÃO

Desde que comecei a correr, percebi que um dos fatores mais importantes para a manutenção da qualidade da corrida é a hidratação, diante deste fato, uma das primeiras coisas que fiz foi adotar um cinto de hidratação.

O cinto que adquiri a mais de um ano (maio 2010) foi o da marca Curtlo.

Existem diversos modelos, inclusive mais baratos, mas o que me chamou atenção neste, foi o fato de ele se ajustar muito bem em volta da cintura e, como ele fica para trás, existe um esticador (observando a foto é a fita cinza clara em ambos os lados) com uma fivela que ao ser puxada, acaba por envolver de forma bem justa a cintura e, com isso, pouco balança a garrafa (que não é pequena, possui 500 ml), além disso, possui dois bolsos (um de cada lado) onde é possível guardar diversos itens (Gel, chaves, documento etc).

Muito boa aquisição de início, mas com o tempo e a evolução na corrida, além de orientação dos mais experientes, acabei por descobrir que não devemos beber apenas água durante a corrida (principalmente se for de longa duração, mais de 1h30'), pois a única coisa que estamos fazendo ao consumir água é repor parte do líquido perdido e arrefecer o corpo, mas não repomos os sais minerais perdidos e, com um agravante, estamos ajudando a aumentar ainda mais a sudorese por bebermos apenas água, logo, mais rápido se perdem os sais minerais.

Com isso, não quer dizer que não devemos beber água, pelo contrário, devemos beber sim, mas precisamos também repor os sais minerais perdidos, surgiu, então, a necessidade de se beber um isotônico (existem os prontos e mais conhecidos - Gatorade, PowerUp - diga-se de passagem, que não são nem um pouquinho baratos), como não nado em dinheiro resolvi comprar Maltodextrina em pó com sabores variados e a que estou usando é a Malto dextrin da Athletica.
Não deixa nada a dever ao Gatorade ou PowerUp da vida, basta olhar a composição destas bebidas prontas e olhar a composição dela em pó, verão que é a mesma coisa. O detalhe ($$$$$) envolve grana: com um pacote destes (1 kg) eu consigo fazer mais de 25 litros de isotônico por apenas R$10,00, isso mesmo, dez reais, o que equivale a 50 garrafas de qualquer uma das bebidas que citei antes. É só fazer as contas, cada garrafa dessa comprada no atacado, o mais próximo do fabricante (sem muitos atravessadores) não sai por menos de R$2,00, totalizando R$100,00 para comprar os mesmos 25 litros, creio que não preciso dizer mais nada sobre a vantagem de preparar sua própria bebida. Dicas: 1ª - cuidado ao manusear o pó, pois não é que nem açúcar ou farinha que sai fácil com água, esse pó ao ser molhado fica gelatinoso e difícil de dissolver rapidamente (vejam bem, disse: "difícil de dissolver rapidamente"), não é nenhum Ki Suco ou Tang da vida, vira uma meleca só, mas sem pânico pois vai dissolver; 2ª - faça a bebida direto na garrafa (squeeze) que for utilizar e aos poucos, por exemplo: se você for fazer em uma garrafa de 500 ml, coloque 100 ml de água, depois acrescente a quantidade que vem orientada no rótulo, feche a garrafa e balance com vontade, como se estivesse com uma coquiteleira na mão (hehehe), depois despeje o restante de água. Dê preferencia a bebida bem gelada, mas não deixe congelar. 3º - a bebida deve ser consumida, por recomendação do fabricante, no máximo em cinco horas, para não diminuir a qualidade e a quantidade dos sais minerais e vitaminas presentes.

Continuando, costumava a usar essa bebida somente nos treinos intervalados às terças e quintas na pista de atletismo, mas fui orientado a utilizar principalmente nos treinos longos (como disse antes, com mais de 1h30'), com isso adquiri um cinto de hidratação que coubessem mais garrafas e eu pudesse colocar tanto água, como isotônico. E assim foi feito. Óbvio que antes de comprar, pesquisei diversos modelos e de preços variados, cabe destacar o famoso ditado: "o barato sai caro", como vou carregar esse cinto por várias horas em contato com o meu corpo, não dá para comprar qualquer cinto de "dez real", que poderá me deixar assado na parte do corpo em contato com ele ou vai ficar balançando, é só olharem os comentários de quem já comprou o produto e vocês verão que "o barato sai caro". Por isso que gosto da internet, pois ela possibilita a troca de informações. De tanto pesquisar, achei um blog (Maratonista de Primeira) que faz uma avaliação muito coerente sobre os cintos de hidratação, vale a pena ler sobre o assunto (inclusive, o título deste post é inspirado nele - uma cópia é verdade).

Por fim, comprei o cinto que a Carol (dona do blog Maratonista de Primeira) comprou também, o preço foi salgado para minhas economias, mas a gente gasta tanto dinheiro com besteira no final de ano, que me permiti gastar com um produto de qualidade. Comprei no site da Sport Webshop, empresa séria e prestativa, a qual rapidamente me enviou o produto e com o problema que deu para os Correios me entregarem o Sedex, eles não tiraram o corpo fora nem um minuto, pelo contrário, demonstraram comprometimento com o cliente (se estiverem curiosos para saberem o quanto os Correios são amadores, cliquem no final da página no link do site reclameaqui.com.br e leiam a reclamação, por enquanto, terminem de ler esse assunto, pois é mais interessante do que o blá, blá, blá de uma reclamação)  e fizeram a parte deles, inclusive, solicitaram a devolução do frete (Sedex) por não terem me entregue no prazo e vão me devolver o valor.

O cinto que adquiri é o Endurance 4 da Fuel Belt.

Irei usá-lo para a 4ª Meia Maratona de Vitória (18/12), só de manusear o produto, deu para perceber a ótima qualidade: primeiro, a cinta toda é uma faixa elástica e o fecho que fica na frente é de velcro, ou seja, você não precisa apertar demais ou ficar regulando fivelas, ainda mais que como estou perdendo peso de pouco em pouco, mas estou perdendo, sempre preciso ficar regulando a fivela, aí quando começo a correr, preciso reajustar, um saco isso, com o velcro e o elástico, esse problema parece estar resolvido (DICA: quando for comprar, atente para o tamanho, pois existem vários); segundo, tem um bolso atrás, muito útil para guardar o gel, chaves, documentos etc; terceiro, agora são 4 garrafas que carregarei, (cada uma com 8 Oz, ou seja, pouco mais de 280 ml), serão mais de 1,1 litro de líquido (mais que o dobro da garrafa que carregava e nem parece), além de poder diversificar (tipo, 3 de isotônico e 1 de água ou metade, metade etc) e não depender da apanha de líquidos durante a prova, principalmente se o posto de distribuição de água ou isotônico estiver congestionado; e, quarto, para mim o mais importante é o material não ser abrasivo, ou seja, não vai ficar me assando ou roçando no corpo.

Gente, é isso, escrevi demais sobre o assunto, mas espero ajudá-los com a ideia de hidratação. Só não esqueçam que isotônico não é nenhum energético, apenas um repositor de sais minerais, assim como, não esqueçam do carboidrato em gel (esse é um assunto para outro post).


RECLAMAÇÃO DOS CORREIOS

2 comentários:

  1. cara, cintos de hidratação... ichhhhhh!!! é um dilema isto!!! já usei inúmeros e detestei todos eles!!! nunca ficam na posição correta. Já usei speedo, nathan, fuelbelt, northface etc. Perdia conta do número de cintos que usei!!! Posso te dizer que é uma ferramenta importantíssima para quem treina longa distância!!! nos meus treinos de maratona, são fundamentais, pois além de levar minha bebida preferida, levo gel, dinheiro, celular, cápsula de sal e chave de casa (senão não consigo entrar dentro de casa). Mas vou te dar uma dica e depois vc me dirá se estou ou não com razão... depois de gastar tanto dinheiro com os cintos, resolvi radicalizar e usa mochila de hidratação... enfim, resumindo a história, foi a melhor coisa que fiz na minha vida!!! para os treinos de maratona, foi ótimo, pois tem treinos que vc corre mais de 2h, e sabe como é aqui perto de casa, você corre no deserto!! Tente um q.q. dia desses e me diga o que acha!!! Eu adorei, só não estou usando ele nos treinos desta próxima maratona porque minha cachorrinha o destruiu!!! vlw.

    ResponderExcluir